Volta para Página Principal  Yamaguishi
Texto Anterior

POSTURA DE PESQUISA SEM CRENÇAS

Se fizermos uma sociedade baseada em crenças, só porque todos estão acreditando, será que é verdadeira? Será que a verdade não é independente da crença e dos conceitos humanos? Ao invés da crença escolhemos a pesquisa sem conceitos fixos (o kensan). Através da vontade espontânea de cada um, vamos todos juntos tentando descobrir como será na verdade, sem parar, sem fixar, sem definir mas com firmeza e decisão caminhamos a passos largos.

Na construção dessa sociedade, nessa obra, existem muitas coisas a serem feitas, não falta trabalho para ninguém. Qualquer que seja a pessoa, existe uma função, um lugar para fazer junto. Os que moram ou produzem no Jikkenti da Sociedade de Yamaguishismo, os que atuam nas regionais da associação, os que se alimentam e divulgam os produtos, e mesmo os que sem saber, estão cooperando com suas críticas e reprovações, os que enviam seus filhos para Vila Paraíso, etc.

Fazer junto não significa ficarmos grudados, mas ao contrário, fazer junto é cada um vivificar o máximo de si na sua posição formando um corpo, um corpo único que funciona em harmonia.