Volta para Página Principal  Yamaguishi
A VIAGEM PARA DESCOBRIR O VERDADEIRO EU


O QUE É TOKKOU?


 

O TOKKOU (Curso Especial em Reunião de Kensan do Yamaguishismo) é uma vivência que tem como objetivo a felicidade de todos. Em uma semana revemos todas as questões essenciais da vida humana e sua interação com o universo.

Não é um curso em forma de palestras. Não existe pessoa alguma que ensina. Cada participante expondo seus pensamentos e sentimentos vai conhecendo a si mesmo de verdade e percebendo as respostas no seu interior. Pensando com inteligência através do método kensan (examinar e pesquisar sem se prender aos próprios pensamentos e opiniões). A partir daí, com certeza, ocorrem mudanças pessoais.

Não se trata de religião nem de teorias filosóficas ou psicológicas e o que apreendemos no curso não fica somente no nível mental intelectual, mas é incorporado através da prática. As descobertas são feitas por cada um no próprio cotidiano, sem a necessidade do uso de técnicas especiais ou induções psicológicas.

Rever a base da minha maneira de pensar

Na vivência cotidiana dos oito dias do TOKKOU, fazendo kensan, tomando banho, fazendo as refeições, etc., todos colocando mutuamente “Como foi fazendo estas coisas na prática?”, de uma forma simples e leve e soltando os vários apegos e enroscos próprios, todos se tornam amigos e a sociedade feliz aparece neste lugar mesmo. Como cada um vai percebendo as coisas dentro de si mesmo, é difícil descrever o conteúdo deste curso, pois as percepções humanas são únicas para cada indivíduo.

O TOKKOU é o primeiro passo para uma maneira de viver verdadeira e para a realização de uma sociedade onde não existe nenhuma pessoa infeliz, através do método kensan, vamos revendo os conceitos comuns da sociedade e nossos próprios conceitos que servem de base para nossas ações. No Tokkou, revemos a maneira da nossa vida enquanto passamos uma semana realmente alegre e divertida, é também uma oportunidade para  fazer  verdadeiros amigos.

Esse é um curso de oito dias em período integral. É um curso que se faz somente uma vez na vida. Para participar, não são necessários requisitos especiais como conhecimentos, escolaridade, etc., mas a participação deve ser integral, ou seja, os oito dias completos.

Sobre os temas que se examinam no TOKKOU

A RAIVA

Será que a raiva é mesmo natural do ser humano ?
Será possível viver sem ficar com raiva ?
Examinando profundamente o fato do porque fica com raiva, é possível enxergar um mundo até agora impensável.

POSICIONAR-SE NO ZERO

Sem se prender à própria subjetividade, nem fixar conceitos, vamos procurando a essência.
Examinar profundamente os critérios (a medida) das experiências e da visão de senso comum de mim mesmo.
Procurando perceber o nosso verdadeiro eu, através da pratica da visão dos fatos puros como eles são.

FAZER KENSAN (ver, pensar, examinar clarear e perceber).

Você está pensando que tem que resolver as coisas sozinho ?
Não será exatamente porque nos reunimos com pessoas com as mais variadas maneiras de ver que conseguimos pensar coisas novas e descobrir a si mesmo ?
Juntando a inteligência de todos, vamos perguntando: “como será que é na verdade?” Procurando a essência das coisas, sem nunca parar.

CORPO ÚNICO

Examinando profundamente nossa própria existência, verificamos o fato da sustentação mutua e comunhão com o todo.
O universo é um só, na origem não existem fronteiras, simplesmente aqui neste lugar existe um rico mundo verdadeiro.

LIBERDADE

Quais são as amarras que nos impedem de viver integralmente livre ?
Por que nos surgem os sentimentos de falta de liberdade ?
A verdadeira liberdade plena existe mesmo ?
A liberdade do outro restringe a minha liberdade ?